" />

" />

Notícia

Home > Notícia > Páscoa e os chocolates

Páscoa e os chocolates

Páscoa e os chocolates

 

Choco, choco, chocolate. Bate o meu coração...

 

Quem não lembra dessa música? Sucesso, né! Pois bem, o carnaval passou, a quaresma começou e com isso os preparativos para a Páscoa e a lembrança do nosso tão saboroso chocolate!

 

As lojas, supermercados, shoppings se enchem de cor com as gondolas de chocolates, ovos e coelhinhos e com isso, claro, as crianças começam os planejamentos...

 

E os papais e mamães começam com as dúvidas:

Posso dar chocolate ao meu filho?

Que quantidade?

Qual a melhor opção?

 

 

Bem! Para começo de conversa, chocolate só depois dos dois anos de idade, ok?!

 

Antes disso, nada de açúcar!! Alimentos com alto teor de açucares e gorduras como o chocolate não são indicados, pois podem fazer mal à criança e atrapalhar o desenvolvimento adequado dos seus hábitos alimentares.

 

Além disso, crianças que fazem uso precoce desse alimento podem desenvolver anemia, excesso de peso e alergias alimentares.

 

Com relação a quantidade que uma criança saudável pode consumir de chocolate ao dia, podemos dizer que deve ser limitada!

 

No máximo 25 gramas duas vezes na semana. O que equivale a 3 quadradinhos de uma barra ou um bombom, por exemplo. Assim, toda aquela quantidade de chocolate que seu filho ganhar de avós, padrinhos e tios deve durar o ano todo, se ele não repartir. Por isso, aproveite e ensine a ele sobre partilha, será prazeroso e, além do mais, é o melhor a se fazer. Até porque, comer chocolate todos os dias pode trazer prejuízos à criança, devido a quantidade de gordura saturada que o compõe.

 

Pode parecer pouco para alguns, mas para se ter uma ideia uma criança de seis anos que tem uma alimentação equilibrada consome em média 1.500 calorias por dia. Disso tudo, 25 a 35% é gordura e a quantidade indicada de chocolate já representa em torno de 6% da recomendação de gordura saturada da alimentação, sendo o máximo tolerado de 10%. Lembrando que ainda precisamos considerar as gorduras presentes no restante dos alimentos do dia. Destaca-se que em excesso, elas podem causar alterações de pressão, colesterol e sobrepeso, que no futuro podem levar a problemas cardiovasculares.

 

Ok! Já sabemos que a quantidade deve ser moderada e avaliada para cada caso, mas qual a melhor opção dentre tantos chocolates que são oferecidos no mercado?

 

O mais comum é o chocolate ao leite que possui ácido graxo mirístico e láurico, que mais influência nos níveis de colesterol comparando com outros ácidos graxos. Por isso é preciso tomar cuidado com a quantidade! Então, pais, se as crianças insistirem na escolha dele por estarem vinculados a brinquedos ou personagens infantis tente esclarecer e direcionar o interesse para os brinquedos que podem ser outra opção de presente durante essa época do ano e que talvez não seja tão valorizada.

 

Mas voltando aos chocolates...

 

A dica é: quanto maior o teor de cacau, mais saudável é!

 

O cacau possui catequina, epicatequina, procianidina que são flavonoides com propriedades antioxidantes, que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares. Hoje encontramos no mercado chocolates com variações de 25, 35, 55, 70, 80 e 90% de cacau. Faça a melhor escolha que agrade o paladar de sua família e viva com saúde.