Notícia

Home > Notícia > Os Benefícios do Manjericão Santo

Os Benefícios do Manjericão Santo

Os Benefícios do Manjericão Santo

Os Benefícios do Manjericão Santo

O Manjericão Santo é muito usado na culinária. Combina bem com saladas frescas como a de tomate, além de suas folhas serem utilizadas como um aromático tempero, em pizzas como a margherita, além de ser o ingrediente básico do molho pesto.

É uma planta tradicionalmente usada na medicina Ayurvédica (medicina tradicional Indiana) para saúde geral e uma vida longa. Embora historicamente tenha sido extensamente usado para tratar uma variedade de doenças gerais, hoje é comumente classificado como um adaptógeno, reduzindo os efeitos do estresse sobre o corpo.

A planta possui numerosos constituintes, dentre seus compostos ativos o principal é o eugenol, no entanto também podemos destacar o carvacrol, cirsilinol, cirsimaritina, isotiramina, isotionina, apigenina, luteína, ácido rosmarínico, vestígios de zinco e outros minerais, ácido ursolico, e alguns ácidos graxos (ácidos esteárico, palmítico, oleico, linoleico e linolênico).

Alguns estudos apontam que existem polissacarídeos e flavonoides, incluindo orientina e vicentina. No entanto é o eugenol, um dos principais agentes, que desempenha um papel importante na atividade antiestresse e antioxidante. A redução do estresse é consequência do seu efeito modulador sobre a comunicação do eixo HPA (associação entre hipotálamo, glândula pituitária e glândula adrenal), o qual está envolvido na regulação de hormônios, como o cortisol, e o sistema monoaminérgico do cérebro. Este efeito modulador resulta em um decréscimo nos níveis de corticosterona no cérebro.

O efeito do Manjericão Santo tem como mecanismo a inibição da secreção de cortisol e atividade inibidora da catecol-O-metiltrasferase, o que evita a degradação da dopamina e dá suporte ao indivíduo para lidar com os estímulos estressantes.

A partir disso, pensou-se que o cortisol é também um hormônio responsável pelo controle do metabolismo dos carboidratos, gorduras e proteínas, assim a planta exerceria efeito hipoglicemiante possivelmente devido à sua capacidade de regular os níveis séricos de cortisol. Os efeitos do cortisol sobre o corpo podem causar diabetes mellitus e prejudicar a aprendizagem, memória, função imunológica, densidade óssea, ganho de peso e doenças cardíacas.

Os achados clínicos têm demonstrado efeitos satisfatórios do uso do Manjericão Santo na redução da ansiedade, estresse, hiperglicemia, hiperlipidemia, como também agente hepatoprotetor. Uma importante informação é que pessoas que consomem regularmente a planta são menos propensas a ficarem doentes e menos suscetíveis ao desenvolvimento de células cancerosas. Além disso, ele é um potente antimicrobiano que pode auxiliar no controle da acne.

Destaca-se que 1 xícara de chá de manjericão santo ao dia, auxilia na prevenção de câncer, controle do diabetes, controle da acne, combate a ansiedade e ajuda a eliminar a fadiga adrenal. Para o preparo pode-se usar 1 a 2 sachês da erva orgânica para 300ml de água fervente, deixando em infusão por 10 minutos.