Notícia

Home > Notícia > Introdução alimentar

Introdução alimentar

Introdução alimentar

Quando devo começar a oferecer outros alimentos para o bebê?

Recomendamos o aleitamento materno exclusivo até a criança ter 6 meses. Depois dessa idade, o leite materno não contém mais sozinho todos os nutrientes de que o bebê precisa, especialmente o ferro, por isso outros alimentos passam a ser necessários para complementar a dieta.

Uma criança está apta a experimentar novos alimentos se:

- Consegue manter a cabeça erguida.
O bebê precisa manter continuamente a cabeça erguida, para que possa ser alimentado com a colher ou com a sua própria mão.

- Redução do reflexo de expulsão (aquele reflexo de colocar a língua para fora).
Esse reflexo impede que os bebês engasguem, por isso até a criança adaptar-se a rotina alimentar da família ele irá existir, mas vai reduzindo com o passar do tempo até o completo desaparecimento por volta de 12 meses de idade.

- Já tem o dobro do peso com que nasceu.
A maioria das crianças está pronta para ingerir alimentos pastosos quando já dobrou de peso em relação ao nascimento, o que pode acontecer por volta dos 5 aos 6 meses. É importante destacar que isso depende de cada caso, sendo fundamental a avaliação do estado nutricional da criança.

- Mostra curiosidade sobre o que você come.
De repente, seu filho começa a ficar de olho no seu prato e estende a mãozinha para tentar pegar a comida. Mas fique atento!! Porque curiosidade a criança tem desde cedo!! Então se ela apresentar esses sinais antes dos 6 meses não significa que ele já possa iniciar a alimentação complementar, ok?

- Depois dos 6 meses, o paladar do bebê também já está mais apto a descobrir novos sabores. Isso não quer dizer que você deva dar a ele tudo o que ele pede. Vá com calma, seguindo as orientações do nutricionista!

Tem alguma amiga, conhecida ou familiar nessa fase? Não deixe de compartilhar a informação