Notícia

Home > Notícia > Infecções Respiratórias e Nutrição

Infecções Respiratórias e Nutrição

Infecções Respiratórias e Nutrição

Está chegando o friozinho, tempo de ficar aconchegado, no quentinho do edredom e curtir uma lareira com a família...

Mas as mudanças climáticas nem sempre são favoráveis, não é mesmo? Pois muitas vezes causam as tão temidas infecções respiratórias, principalmente para as crianças!!

Esses problemas são uma das principais causas de consultas e hospitalizações para nossos pequenos. Assim, devemos ficar atentos aos sinais como tosse, dificuldade para respirar, chiado no peito, coriza, dor de ouvido, dor de garganta com evolução média de 7 dias, pois o diagnóstico de Infecção Respiratória Aguda (IRA) pode ser dado com a presença de um ou mais desses sintomas. De forma alguma podemos menosprezar esses sinais, ok?! Lembrem-se que tratar logo no início pode prevenir uma piora do quadro, como por exemplo a evolução para uma pneumonia que é a principal causa de morte entre as IRA. Por isso, que é tão fundamental a avaliação médica nesses casos.

Além disso, pais, mães, avós, como também outros profissionais de saúde devem considerar sinais de perigo para crianças de 2 meses a menos de 5 anos de idade como a diminuição da capacidade de a criança beber ou mamar ao seio, presença de convulsões, presença de vômitos e estado letárgico ou inconsciente da criança, observando assim o estado clínico a fim de detectar e/ou afastar situações de risco.

Óbvio que não quero causar pânico!!! Então, fiquem tranquilos pais, pois a maioria das crianças que apresentam esses sinais, apresenta uma IRA sem gravidade e pode ser tratada em casa. Ufa!! Meu objetivo hoje é alertar pais e responsáveis para que possam prevenir esse quadro durante esse período do ano que é tão propenso ao desenvolvimento desse problema.

Existem alguns fatores de risco como o baixo peso ao nascer, a desnutrição, a falta ou a curta duração do aleitamento materno, a falta de imunização e a contaminação do ar.

Com isso, vou destacar alguns fatores que devemos cuidar em nossas crianças:

- Mantenha a nutrição adequada:

Uma alimentação variada, rica em vitaminas e minerais fará com que o organismo funcione de maneira adequada, prevenindo as doenças infecciosas. Portanto, abuse das cores nas refeições, estimule a criança a comer frutas, verduras e legumes, como também cereais, leguminosas, proteínas e gorduras de boa qualidade.

- Reforce o sistema imune:

Alguns nutrientes são fundamentais para aumentar a resistência do corpo, como por exemplo, a vitamina C, E e A que aumentam o sistema imune auxiliando-o a combater as infecções.

Invista em alimentos como laranja, bergamota, acerola, nozes, castanhas, azeite de oliva, fígado, gema de ovo, manga, mamão entre outros que são fontes desses nutrientes.

- Mantenha o estado nutricional adequado:

A desnutrição pode debilitar o organismo, deixando-o mais suscetível as infecções por apresentar uma resposta imunológica deficiente. Do mesmo modo, que no excesso de peso o organismo é um “inflamado crônico”, já que as células gordurosas estão sob um processo de inflamação, aumentando a reação inflamatória do organismo em um nível muito mais alto do que o normal. Logo, é fundamental manter o estado nutricional adequado.

- Mantenha o aleitamento materno exclusivo por 6 meses e complementado por 2 anos ou mais:

Já sabemos a bastante tempo que o leite materno influência de maneira benéfica a imunidade da criança, não é mesmo?!

Esse efeito protetor pode ser justificado por certos mecanismos, incluindo a presença de substâncias antivirais e antibacterianas, células imunologicamente ativas e os estimulantes do sistema imunológico.

 

Por fim, quero dizer que, se caso a criança apresente esse problema, intervenha para que o quadro não seja piorado durante o período da IRA. E, se ainda sim estiver tendo dificuldades, procure um profissional habilitado para auxiliá-los.

Um grande abraço da Nutri!!!

Mônica Vohlbrecht