Notícia

Home > Notícia > Fique atento a saúde do seu filho!!!

Fique atento a saúde do seu filho!!!

Fique atento a saúde do seu filho!!!

Muitos pais chegam no consultório preocupados com as alterações observadas nos exames bioquímicos de seus filhos.

É comum a fala ser:

- Nutri, trouxe meu filho, pois ele realizou exames que a médica solicitou e foi verificada alteração na glicemia. Fiquei preocupada! Eu sei que estamos acima do peso, mas eu nunca tive problemas com o açúcar alto e me assustei ao ver os exames dele. Ele é muito novinho!! Meus pais são diabéticos e sabemos dos problemas relacionados a essa doença!

 

Notem que, geralmente, sabemos dos problemas com o excesso de peso que a família sofre, no entanto, enquanto não há uma alteração bioquímica não ficamos preocupados. Só a partir do diagnóstico de resistência à insulina é que vamos em busca do cuidado com a alimentação dos pequenos.

 

Mas será que estamos corretos com essa prática?

Acredito que precisamos ficar mais atentos a isso e tratar assim que percebemos que há algo errado...

 

Quando falamos em Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2), pensamos rapidamente em obesidade, vocês sabem porquê?

Porque é um dos fatores de risco, já que a pessoa obesa tem um risco maior de desenvolver essa doença.

Existem teorias de que a obesidade associada ao aumento da necessidade de insulina (hormônio que promove a entrada da glicose para dentro das células do nosso corpo) - que ocorre na adolescência - explicaria a prevalência aumentada de DM2 nessa faixa etária.

Destaca-se que a resistência à insulina (quando a insulina circulante no corpo não desempenha sua função adequadamente) tem sido o marcador precoce do início do diabetes.

Além disso, há evidências de que o defeito da secreção de insulina pode estar presente antes do início do diabetes mellitus. Estudos mostram que a hiperinsulinemia (aumento na secreção de insulina) e a resistência à insulina estão presentes no estado normoglicêmico pré-diabético que é quando os níveis de glicose no sangue se mantem dentro do normal. 

 

Muitos fatores estão envolvidos no aparecimento dessa doença, como alterações endócrinas, drogas, infecções, como também síndromes genéticas, entretanto como fator de destaque observou-se que nitritos e nitratos (aditivos alimentares comumente encontrados em carnes processadas) são compostos capazes de aumentar o risco de desenvolvimento em crianças expostas a essas substâncias durante a vida fetal.

 

Essas doenças são complexas e seu aumento entre crianças e adolescentes pode ser atribuído também a hábitos alimentares inadequados e sedentarismo, além de fatores como desmame precoce e distúrbios de comportamento alimentar.

 

Não tratar a obesidade infantil é um risco muito sério para a saúde das crianças, possibilitando o aparecimento precoce de outras doenças como aterosclerose, hipertensão arterial, dislipidemias, doenças respiratórias, litíase biliar, distúrbios dermatológicos e psicossociais.

 

O tratamento da obesidade e da resistência à insulina na infância requer muita atenção e apoio de uma equipe multidisciplinar.

 

Sendo que a mudança do hábito alimentar é imprescindível!! Assim a nutri pode te ajudar nessa “batalha”, vamos formar um time a favor da saúde do nosso bem maior, nossas crianças!!??

 

Então, o que fazer?? Como prevenir que meu filho não desenvolva a doença?

- Tenha cuidado com sua alimentação e ganho de peso na gestação;

- Amamente seu bebê exclusivamente até os seis meses de vida e complementar à alimentação até os dois anos.

- Comece a alimentação complementar a partir de seis meses de maneira correta (procure a ajuda de um profissional habilitado para lhe orientar!!);

- Seja rigoroso com a alimentação dele nos primeiros 2 anos de vida (nada de guloseimas!!!);

- Forme um hábito alimentar saudável na sua família;

- Estimule a prática de atividade física;

- E o mais importante... PAIS E CUIDADORES SEJAM O EXEMPLO!!! Hábitos saudáveis são criados ao longo da vida e precisamos estimular nossos pequenos para isso.

 

Um grande abraço da Nutri

Mônica Vohlbrecht